saude
Mutirão de limpeza contra a dengue foi realizado em Irati

Publicado em 08/05/2019 às 10:54 - Atualizado em 09/05/2019 às 15:11

A partir de agora residências poderão ser notificadas

A Prefeitura de Irati através da Secretaria de Saúde, da Vigilância Sanitária e da Defesa Civil, realizou na última terça-feira (7) um mutirão de combate à dengue no perímetro urbano. A ação procurou envolver todas as secretarias municipais e a comunidade, contando com o Corpo de Bombeiros de Quilombo que atuou nos locais de mais difícil acesso.

O objetivo foi conscientizar a população sobre os perigos da doença, que pode matar, e fazer com que todos ajudem no combate através de medidas simples como a limpeza dos terrenos e o descarte correto dos materiais que podem acumular água parada. Um dos locais verificados e que, as vezes, passa despercebido, foram as calhas das casas, o que contou com o trabalho do Corpo de Bombeiros.

Conforme o secretário de saúde, Marcos Henrique Kehl, o trabalho de combate aos locais que são potenciais para facilitar a criação do mosquito Aedes Aegypti, deve ser constante e precisa da colaboração da população. “Cada morador também é responsável com as ações que previnam doenças e melhorem a saúde, a batalha contra dengue é compromisso de todos”, diz Marcos.

No município de Irati as notificações para as residências irregulares e favoráveis para a criação do mosquito, já são amparadas por Lei Municipal. Conforme o setor de Vigilância Sanitária, a ação do mutirão também foi para conscientizar e alertar os proprietários de lotes e residências. Já, num segundo momento será feita a notificação e a cobrança exigida se necessário, com base na lei.