Governo de Irati incentiva novos empreendimento na agricultura familiar

Publicado em 04/09/2019 às 12:07 - Atualizado em 04/09/2019 às 12:18

Acompanhado dos secretários da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Ivo Botega, e da Secretaria de Transportes, Obras e Serviços Públicos, Valdomiro Theodoro, o prefeito Neuri Meurer visitou a propriedade da família de Luis e do filho Elio Biff, na Linha Sete de Setembro, interior de Irati. No local, máquinas da prefeitura auxiliam outras máquinas terceirizadas pelo produtor, para os trabalhos de terraplenagem para construção de um Chiqueiro de Suínos.

Conforme a Lei Municipal Nº 875/2015, o município subsidia com 80% do serviço prestado para fazer o trabalho de base.

Para o prefeito Meurer, o incentivo é uma forma de manter o agricultor no campo. “O Governo Municipal de Irati ajuda a aumentar a renda da família e, indiretamente, eleva a arrecadação do município, com maior produção de matéria-prima, nesse caso, a carne suína”, salienta.

Conforme o produtor Elio, o incentivo do poder público é importante pois, o novo empreendimento vai contribuir com o fortalecimento da agricultura e garantir a permanência da família no campo. “Eu como filho permaneço aqui com meus pais e também quero manter meu filho que hoje tem 16 anos, na agricultura.

Segundo o secretário Ivo Botega, além dos trabalhos de terraplenagem para novos construções nas propriedades, também diariamente a equipe da agricultura realiza trabalhos de cobertura de pastagens, silagem, distribuição de adubo, entre outros serviços com auxílio de 50% das horas máquinas.