saude
Farmácia Básica foi contemplada com R$ 50 mil

Publicado em 25/11/2019 às 11:11 - Atualizado em 25/11/2019 às 11:12

A Farmácia da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Irati foi contemplada com recursos na ordem de R$ 50 mil do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde (Qualifar-SUS). O valor foi usado para melhorar a estrutura física da Farmácia e para adquirir medicamentos.

O farmacêutico da UBS, Rodrigo Zanandrea, fez o cadastro para solicitar o recurso ao Qualifar-SUS em 2017. Do total, R$ 24 mil foram utilizados na melhoria da estrutura física e R$ 26 mil para compras de medicamentos básicos, via processo licitatório.

Atualmente, a Farmácia da UBS de Irati conta com 250 itens. No momento, a Secretaria de Saúde está ligada ao Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cis-Amosc). A compra de medicamentos é feita por meio desse consórcio. Para o ano de 2020, o município de Irati fará parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Sudoeste do Paraná (Conims).

Segundo o farmacêutico, esta iniciativa da Secretaria de Saúde irá ampliar a lista de medicamentos que serão disponibilizados na UBS de Irati, via os dois consórcios. “Quem ganha com esta decisão, são os pacientes que precisam dos medicamentos”, explica.

Uma importante iniciativa da Farmácia Básica da UBS de Irati, realizada em 2018, foi à adesão ao Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Hórus). Esse sistema é gratuito, fornecido pelo Ministério da Saúde. Ele exige que o paciente apresente a Carteira do SUS, no momento de cadastrar as informações para a entrega do medicamento.

O prefeito de Irati Neuri Meurer parabenizou a iniciativa e destacou que a Farmácia Básica da Unidade é um ponto de referência e complementa todo atendimento da equipe de profissionais da Secretaria de Saúde. “Este trabalho de garantir o direito do paciente de receber o medicamento de forma gratuita contribui para melhorar o atendimento e possibilita inclusão social, porque muitas pessoas, talvez, não teriam condições financeiras de comprar o medicamento prescrito pela médica”, salienta.