agricultura
Colheita de silagem é prioridade neste início de ano

Publicado em 29/01/2020 às 10:53 - Atualizado em 29/01/2020 às 10:53

Na tarde de terça-feira (28), o prefeito Neuri Meurer e o vice-prefeito Alcir Ferrari acompanharam os trabalhos na propriedade da família de Leandro May, na Linha Água Limpa, interior de Irati. Na localidade, uma equipe de servidores da Secretaria Municipal de Agricultura colheu a silagem.

Conforme o prefeito Meurer, a atividade leiteira é uma das que envolve o maior número de agricultores iratienses. “O auxílio com máquinas e equipamentos, na hora de colher a silagem, contribui para o agricultor, porque diminui o custo de produção do leite e eleva a renda mensal”, explica. Além de beneficiar diretamente quem produz, gera o movimento econômico para elevar a arrecadação do município.

A Administração Municipal incentiva o homem do campo com subsídios agrícolas de 50% na hora máquina, desde que seja paga no período de 30 dias, conforme rege a Lei Municipal Nº 875/15. O bovinocultor de leite recebe o apoio do plantio à colheita, com máquinas disponíveis para semear o milho e produzir a silagem, independentemente, do número de horas necessárias.

O secretário de agricultura, Ivo Botega, comenta que a prioridade da Secretaria, desde o início do ano, foi prestar o serviço de colheita de silagem. “Já foram atendidos mais de 80 produtores, em média são colhidas 75 toneladas por hectares, agradecemos o esforço dos servidores envolvidos, neste intenso trabalho, para atender o setor agrícola”, constata.

Com relação ao agendamento, a orientação é para que o agricultor faça, com um prazo de no mínimo 15 dias de antecedência, para o planejamento da equipe da Secretaria de Agricultura. O agendamento deve ser feito na Prefeitura, com o servidor Arlei Orso.

Necessidade de prestar contas do Bloco de Notas

O Governo Municipal de Irati mantém a lei de subsídios de 50% com recursos do orçamento próprio. A contrapartida do agricultor para elevar o movimento econômico do município, consequentemente, a arrecadação de impostos, é a apresentação das notas de produtor do ano anterior no Setor de Blocos e Notas da Prefeitura.

Até o dia 14 de fevereiro está aberto o prazo para o agricultor iratiense apresentar as notas ou revalidar as de 2019, no setor de Blocos e Notas, com a servidora Udrima Bento de Melo Lucas. “Essa movimentação econômica é importante também para o agricultor, caso precise apresentar no banco na hora de aderir a uma linha de crédito, por exemplo”, explica.