administracao
Audiência Pública discute desassoreamento do Rio Barra Grande

Publicado em 14/02/2020 às 09:22 - Atualizado em 14/02/2020 às 09:22

Na noite de quinta-feira, dia 13 de fevereiro, a Administração Municipal de Irati promoveu uma Audiência Pública. O objetivo foi conhecer o projeto técnico da obra de desassoreamento do Rio Barra Grande. As informações foram passadas pelos integrantes da empresa responsável PCA Engenharia, Dianei Forti e César Alebrant. Diversos questionamentos foram levantados pelos participantes, as dúvidas foram sendo sanadas ao longo do debate.

Durante a apresentação explanou-se sobre a elaboração do projeto e os trâmites legais. No próximo dia 17 de fevereiro, segunda-feira, acontece o processo licitatório para conhecer a empresa que executará a obra.

O desassoreamento será numa extensão de 1.500 metros e 7,5 metros de curso hídrico, a largura.  Conforme o projeto, estima-se retirar do leito do rio 4,5 mil metros cúbicos de material. Uma das questões enfatizadas na Audiência Pública é que a obra tem por objetivo preservar a vida dos iratienses que residem nas encostas do rio, no centro da cidade.

A Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina esteve representada, na Audiência Pública, pelos sargentos Paulo Skowronski e Sidinei Hans. Na oportunidade, Skowronski comentou que a Polícia Ambiental está à disposição para colaborar e, o Governo de Irati, está de parabéns pela iniciativa de buscar resolver um problema que atinge a sociedade local. “Estão buscando de forma correta, fazer todos os procedimentos, licenciamento, estudo social para regularizar um problema que afeta as pessoas. Estão de parabéns por trabalhar com a preocupação de fazer tudo dentro da lei, para depois executar a obra de desassoreamento”, enfatizou o sargento.

Segundo o prefeito Neuri Meurer, o desassoreamento do Rio Barra Grande é um assunto debatido há anos. “Muito se falou, foram feitas audiências públicas no passado, mas até hoje nada de concreto. Agora, com o projeto elaborado e com a empresa que será contratada, vamos executar esta obra. Nós assumimos o compromisso e vamos cumprir, pois nos sensibilizamos com a nossa população que sofre a cada temporada de chuva, com medo de novos alagamentos e prejuízos”, enfatiza.