agricultura
Governo Municipal incentiva produtores de leite de Irati

Publicado em 15/04/2019 às 15:28 - Atualizado em 18/04/2019 às 08:47

Na quinta-feira, dia 11 de abril, o prefeito Neuri Meurer esteve na propriedade da família de Alceu Risso, sendo um dos mais de 278 agricultores que trabalham com vacas de leite no município de Irati. Na oportunidade, acompanhou os trabalhos de colheita de silagem, com máquinas e equipamentos da Secretaria de Agricultura.

Segundo o prefeito, a Administração Municipal incentiva o homem do campo com subsídios agrícolas de 50% na hora máquina, desde que seja paga no período de 60 dias, conforme rege a Lei Municipal Nº 875/15. O bovinocultor de leite recebe o apoio do plantio à colheita, com máquinas disponíveis para semear o milho e produzir a silagem, independentemente, do número de horas necessárias.

“Agora, vamos distribuir a semente de pastagem, é mais uma importante ação do Governo Municipal para ajudar o agricultor, fortalecendo a nutrição do rebanho. A consequência positiva é a maior produção de leite”, comenta Meurer.

De acordo com o levantamento realizado pelo IBGE, usando como ano de referência 2017, foram produzidos mais de 7,5 milhões de litros de leite em Irati. Os dados revelam que, há 10 anos atrás, com mais de 320 estabelecimentos se produzia menos da metade dessa quantidade. “A evolução do rebanho, das técnicas de manejo e maior nutrição colaboraram para aumentar a produção de leite”, relata o médico veterinário e diretor de agricultura Sandro Savoldi.

Acessos

Para garantir que as políticas de incentivo sejam bem-sucedidas no campo e com efeito positivo, o Governo Municipal de Irati tem realizado um trabalho permanente de recuperação de estradas vicinais. “Buscamos melhorar os acessos com cascalhamento, garantindo o trânsito seguro da produção agrícola de nosso município”, enfatiza o prefeito Meurer.