---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

saude
Pacientes de Irati são contemplados com aparelhos auditivos

Publicado em 07/08/2019 às 09:32 - Atualizado em 07/08/2019 às 09:32

A Secretaria de Saúde de Irati contempla pacientes com necessidade de usar aparelhos auditivos. A iniciativa busca atender, até o final do ano, 10 pacientes iratienses, zerando a fila de espera atual.

O preço dos aparelhos varia, conforme a necessidade do paciente e o receituário médico. Segundo o secretário de saúde de Irati, Marcos Kehl, foram atendidos quatro pacientes, o objetivo da Secretaria é zerar a fila, nesta demanda, até o final de 2019.

Com relação ao valor investido, foram aplicados em torno de R$ 12 mil, para custear consultas, exames e o aparelho auditivo. Ou seja, para cada paciente o investimento do Governo Municipal é numa média de R$ 3.000,00.

Kehl salienta de que o município não tem obrigação de comprar esses aparelhos. “Mas, nos sensibilizamos com a necessidade desses pacientes, por isso, autorizamos o encaminhamento da aquisição, após ser prescrito pelo otorrinolaringologista”, salienta.

Para o prefeito Neuri Meurer, essa decisão tem um significado na vida das pessoas que serão contempladas. “É importante equilibrar nossas ações, ao autorizar a compra dos aparelhos estamos considerando o lado humano desses pacientes, pois vão voltar a ouvir com clareza, isso possibilita mais dignidade e melhor relacionamento no meio familiar e comunitário”, comenta.

Conforme orientação da Unidade Básica de Saúde (UBS), cada paciente será encaminhado para uma nova avaliação, com objetivo de um especialista prescrever o tipo de aparelho a ser usado. O processo de encaminhamento é realizado numa parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Irati e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Santa Catarina (Cis-Amosc).