---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

saude
Bombeiros orientam sobre medidas preventivas e de primeiros socorros

Publicado em 08/08/2019 às 16:17 - Atualizado em 08/08/2019 às 16:17

A Secretaria de Saúde de Irati promoveu uma palestra com as gestantes, pais de lactantes, equipe de saúde e professores da Creche. O tema foi sobre Prevenção em acidentes domésticos e noções de primeiros socorros. O encontro foi realizado na tarde de quarta-feira (7) e contou com a participação de integrantes do Corpo de Bombeiros de Quilombo, soldado Eric Scatolin e  bombeiro profissional civil Fabiano Baccin.

Dados do Ministério da Saúde revelam que 13 crianças morrem por dia no país em decorrência desses tipos de acidentes. Os especialistas alertam que 90% dos acidentes poderiam ser evitados.

Fatores como queda, intoxicação, queimadura e afogamento são as principais causas de mortes das crianças brasileiras por acidentes domésticos. Para reduzir os índices, medidas preventivas são necessárias e dependem, especialmente, dos pais no ambiente residencial.

Os participantes da palestra receberam instruções básicas dos bombeiros, na prática devem-se tomar cuidados com panelas em cima do fogão a gás ou a lenha e objetos pontiagudos, tomadas, exposição de fios desencapados e proteção dos cantos dos móveis.

Outras ações importantes são com relação ao armazenamento de produtos de higiene e medicamentos, sempre mantidos fora do alcance de crianças. Essas medidas preventivas devem ser adotadas para crianças de todas as idades.

No caso de um bebê, uma das orientações básicas é nunca o deixar sozinho. Na palestra, os bombeiros apresentaram técnicas de como proceder em caso de engasgamento, convulsão, parada cardiorrespiratória, afogamento e acidente ocular.

Uma das principais orientações é para se manter calmo. Tomar as medidas cabíveis para o momento e, na medida do possível, chamar por socorro. O número do Corpo de Bombeiros é o 193 e o da Unidade Básica de Saúde de Irati 3349-0000. No caso de ser fora do horário de expediente, o número de plantão da equipe é o 984189557.

O Secretário de saúde Marcos Kehl agradece ao Corpo de Bombeiros de Quilombo pela parceria e disposição por atender a solicitação da Secretaria de Saúde.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar