social
Feira promove produtos da agricultura iratiense

Publicado em 17/03/2020 às 14:36 - Atualizado em 17/03/2020 às 14:37

Nesta terça-feira (17) aconteceu, no Centro de Múltiplo Uso de Irati, a Feira Mulheres em Campo. O evento foi promovido pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

A feira integra o conteúdo do quarto módulo de um curso disponibilizado pelo Senar para 12 mulheres iratienses. O curso chama-se Mulheres em Campo e tem por objetivo contribuir para que a mulher seja protagonista na gestão da propriedade rural e, não apenas, coadjuvante.

Com relação à feira, as participantes receberam instruções de todo o processo de produção, valores, comercialização e os lucros. Foram oferecidos inúmeros produtos da agricultura familiar, entre eles: pães, massas, frutas, legumes, vinho, feijão, pipoca, ervas, sementes, flores e vinagre.

A facilitadora do Senar Rosa Marina Seghetto explica que, durante a capacitação, as participantes recebem instruções da necessidade de participar, ativamente, do processo de planejamento das ações na propriedade. “Pode-se constatar o equilíbrio da mulher no momento de tomar uma decisão e a força de vontade de trabalhar, daí a necessidade de fazer parte das decisões”, constata.

Esteve presente no evento, o supervisor do Senar, Helder Barbosa. Ele comentou que há uma cultura machista no meio rural e de submissão da mulher, sempre deixada de lado nas decisões, apenas servindo para trabalhar com a mão-de-obra. “O curso do Senar objetiva elevar a autoestima deste público, proporcionando confiança para ser protagonista”, destaca.

A assistente social do Cras de Irati Adriana Barella enalteceu o evento e a participação da comunidade iratiense na Feira. “Somos agradecidos pelas pessoas que vieram e prestigiaram o trabalho de nossas cursistas. Os parabéns para as mulheres que aceitaram o desafio de organizar esta feira, o sucesso e delas”, salienta.